Alqueve

Situada nas fraldas da Serra da Deguimbra, a primeira povoação agachava-se num acolhedor recôncavo, abrigando-se assim dos ventos que nesta altitude já sopram com alguma agressividade. Só em finais do século XIX é que o pequeno povoado se estendeu para os lados do Casal, alongando-se, posteriormente até à Catraia, no sentido da ligação natural aos centros de maior desenvolvimento.

Bocado

Este pequeno lugar é um dos muitos que deve a sua origem ao povoamento levado a efeito pelos priores do Mosteiro. Mas porque que motivo terá obtido tal designação? Terá sido apenas pela sua pequenez? É um pouco estranho, na medida em que durante séculos, pelo menos até à reforma do Foral de Arganil, o Salgueiro ainda tinha menos população do que o Bocado.

Folques

Possuindo uma designação ímpar em todo o território nacional, o topónimo sugere uma origem germânica, se se tiver em conta a transcrição fonética do vocábulo alemão “Wolks” que significa povo e que em português tem muitas semelhanças com Folques. Este aspecto linguístico parece corroborar uma série de indícios que apontam, efectivamente, para a origem visigótica de Folques.

Mancelavisa

O padroeiro da Mancelavisa é o divino espírito santo, cuja capela existia no meio do povoado, junto à casa dos Mouros ( Pinas).  A capela atual para além de imagens, pouco aproveitaram do antigo templo, ressalvando-se o caso de uma pequena rústica pia batismal.

 

Monte Redondo

O lugar de Monte Redondo situa-se bem perto do ponto mais alto da Serra da Deguimbra, por sinal bem arredondado onde os antigos Serviços Florestais montaram um elegante ponto de vigia que pode também desempenhar funções turísticas pela ampla visão circular que dali se colhe.

Póvoa de Folques

A Póvoa terá surgido como um prolongamento de Folques e, por isso, não admira que já em tempos remotos representasse uma considerável expressão demográfica. Tendo em conta os dados constantes no floral Manuelino de Arganil (1514) verifica-se que a sede do concelho possuía 96 casais, seguindo-se Folques com 48. No que diz respeito à actual área da freguesia, a Póvoa contava 12, sendo (conjuntamente com o monte redondo) o lugar mais populoso.

Salgueiro

A sua designação deriva, certamente, do facto de no local existir um ou mais exemplares daquela espécie da família dos salicáceos  que, como é sabido, necessitam de locais frescos e com abundância de água para se desenvolverem. Ora, é próximo desta localidade, situada no fundo da serra da Selada das Eiras, que nasce a ribeira de Folques que vai desaguar no rio Alva, próximo do Sarzedo.